Dicas

Alimentos Cicatrizantes

Publicado em: 04/06/2018

Oie!!! Tudo bem por aí? Outro dia eu postei nos stories uma pesquisa que eu fiz sobre alimentos cicatrizantes. Ou seja, alimentos que ajudam o nosso corpo a se recuperar desde cirurgias mais incisivas até as mais simples, tatuagens, queimaduras, entre outros. Eu fiz essa pesquisa sozinha, na internet, buscando fontes confiáveis. Mas desde já eu quero lembrar que você deve sempre falar com seu médico. Além disso, saiba fazer o filtro dos alimentos, já que muitas pessoas possuem restrições alimentares.

No site Mundo Boa Forma, eu li que possuem alimentos que que estimulam o envio de nutrientes para a região a ser cicatrizada. Os citados são eles:

 

1 - Carne magra e laticínios

Atuam na formação do novo tecido. Tente incluir duas ou três opções diárias, escolhendo sempre as carnes e os laticínios mais magros, como por exemplo, carne vermelha magra, carne de frango, peixe, leguminosas(feijão, soja, lentilha, grão de bico)e os laticínios light.

 

2 - Nozes e azeite

Nozes, abacate, azeite e peixes são ótimas fontes de gorduras boas, aquelas que combatem as inflamações e que devem compor pelo menos 15% da sua dieta. Peixes como a sardinha e o salmão ainda contêm ômega 3, um tipo de gordura que fortalece o sistema imunológico e que pode torná-los alimentos cicatrizantes ainda mais importantes.

 

3 - Frutas cítricas

Kiwi, acerola, goiaba, laranja e abacaxi estão na lista dos alimentos cicatrizantes porque são ótimas fontes de vitamina C. E sem vitamina C não há colágeno. Inclua uma porção diária, ao menos.

 

4 - Brócolis e espinafre

Riquíssimos em antioxidantes e compostos anti-inflamatórios, esses vegetais escuros são fontes de vitamina K, nutriente que atua na coagulação sanguínea e combate a hemorragia.

 

5 - Colágeno

É a proteína mais abundante do corpo humano e o responsável pela firmeza da pele. Além de ser encontrado na forma de suplementos, você pode estimular a síntese de colágeno através do consumo de alimentos como gelatina, frutas cítricas, folhas escuras, carnes e ovos.

 

6 - Fígado e ovos

É através do sangue que os nutrientes chegam até a células que estão em processo de cicatrização, portanto o ferro é muito importante nesse momento. Além de fígado e ovos, o espinafre, grão de bico, feijão, tofu, carne vermelha magra e frutas secas são fontes do mineral.

 

7 - Sementes

Fontes de vitamina E, elas também contêm gorduras boas, que ajudam a formar a parede das novas células.

 

8 - Arroz integral

Quando em processo de cicatrização, nosso corpo precisa de energia para se recuperar. Esse carboidrato ainda é rico de vitaminas B1, B3 e B6, e nos minerais manganês, selênio e magnésio. O cereal integral fornece uma boa quantidade de fibra alimentar e triptofano, este último um aminoácido precursor da serotonina. Que nos ajuda a ter um sono melhor, portanto, recuperar as energias.


9 - Frutas vermelhas

Morango, mirtilo(blueberry), amora e framboesa são ricos em antioxidantes naturais que protegem a parede dos vasos sanguíneos(garantindo a chegada de nutrientes até as células que estão atuando nos diferentes estágios da cicatrização)e combatem o processo inflamatório. Outros alimentos ricos em antioxidantes são os vegetais arroxeados, como a berinjela, o repolho roxo e a cereja, que favorecem a saúde da pele.


10 - Alimentos ricos em zinco

O zinco também é muito importante nesse momento. Algumas boas fontes de zinco são ostras, carne vermelha(magra), espinafre, cacau, nozes, feijão, cogumelos e iogurte.


11 - Água

Além de ser essencial para a nossa sobrevivência por eliminar as toxinas do nosso corpo e fazer todas as celulas funcionarem bem, ela ainda é responsável por tornar a nossa pele mais elástica e, assim, reduzir marcas da cicatrização.

 

Orientação médica - É sempre muito importante consultar seu médico ao alterar processos na sua alimentação.

E aí, você curtiu essas dicas?

Me conta aqui nos comentários.

Beijão!

Fonte: Mundo Boa Forma

 


Tags post: alimentacao,saudavel,cicatrizante