Dicas

Uma Pausa Para o Autoconhecimento | Mindfullness

Publicado em: 06/05/2018

Oie!!! Tudo bem por aí? Na semana passada, eu comenteiaquique voltaria pra falar sobre um assunto muito interessante, chamadoMindfullness. Eu conheci através de uma mesa redonda no QG da FHits no SPFW, com aLucia Barrose aMarcia de Luca.

Bom, pra gente que leva uma vida super corrida, resolvendo mil assuntos muito importantes ao mesmo tempo, esse tema é extremamente relevante. O stress atinge muitas pessoas, mas às vezes a gente nem percebe. Então, por mais que você seja produtivo, um excelente profissional, pode ser que você não esteja rendendo tudo o que poderia, por conta de estresse. 

O Midfullness não tem nada a ver com religião. Ele propõe uma nova forma de interação com qualquer coisa que aconteça na nossa vida de maneira mais consciente, aberta e gentil. Possibilitando estar sobre controle das nossas reações e escolhas, uma maneira de viver e encarar a vida permitindo enfrentar desafios e demandas do dia-a-dia no trabalho, em casa e até mesmo lidar com dor crônica, stress e depressão. 


Mindfulness ensina a como dar atenção ao que é positivo e belo na vida mesmo em situações estressantes que comumente faz parte do nosso dia a dia. E ver as mesmas coisas com um olhar diferente, uma atitude que leva a apreciação das simples coisas da vida. Mindfulness não nos ensina a evitar as situações e sim estar onde quer que estejamos nesse exato momento, independente de experienciarmos sensações de prazer ou desprazer.

 

 

Um pequeno exercício de Mindfulness:


Reserve 30 segundos para cada um dos seguintes passos;
Faça isso 3 vezes ao dia;

1- Pare no meio de alguma atividade cotidiana. Traga a atenção para a sua respiração, nas sensações em volta do seu estômago, a maneira que ele infla quando inspiramos, a sua volta a posição original quando expiramos.

2- Sinta as sensações corporais que ocorrem nesse momento, tensões musculares, dores, qualquer sensação e não tente modifica-la, apenas tome nota da sua sensação.

3- Tome nota das sensações que você esteja experienciando, por exemplo: “Estou agitado”  ou “Há agitação”. Não tente modifica-la, aceite-a.

4- Traga a sua atenção ao seu corpo, às sensações e como você esta as experienciando. Conecte-se com elas, sem julgar ou comentar e apenas respire com elas. Permita-se apenas estar e relaxar com qualquer coisa que esteja presente.

Bom, eu dei uma boa resumida pra ficar mais fácil de entender. Mas se você sentiu curiosidade, saiba maisaqui!

E aí, curtiu minha dica?

Bora praticar?

Beijão!


Tags post: mindfullness,bem-estar