Diversos

Conheça a Liga da Medula

Publicado em: 29/07/2015

Oi, gente!!! Tudo bem com vocês? Esses dias eu ganhei uma camiseta do pessoal da Liga da Medula, de Uberlândia/MG! Eles são uma associação de amigos, que tem por finalidade ajudar na divulgação e na propagação da conscientização da doação de medula óssea para pacientes com leucemia ou com outras doenças do sangue. 

Para ser doador, basta:

- ter entre 18 e 55 anos, boa saúde e não apresentar doenças como as infecciosas ou as hematológicas;

- apresentar documento oficial de identidade, com foto;

- preencher a ficha de identificação do candidato;

- colher uma amostra de sangue com 5ml para testes, para fazer o exame HLA(Antígenos Leucocitários Humanos)que irá determinar as características genéticas necessárias para a compatibilidade entre o doador e o paciente. O tipo de HLA será cadastrado no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea(Redome), vinculado ao Instituto Nacional do Câncer(Inca);

 

Constantemente, há um cruzamento de dados entre o resultado de HLA do doador cadastrado no Redome e do paciente, informação que fica armazenada no Registro Nacional de Receptores de Medula Óssea(Rereme). Em caso de compatibilidade com um paciente, o doador é convocado para exames complementares e para realizar a doação. O candidato não receberá o resultado do HLA, pois este tipo de teste somente é importante para verificar a compatibilidade do transplante. 

 

Aqui você encontra a lista de hemocentros de todo o Brasil. Procure o mais próximo de você e cadastre-se! 

Siga oInstagramda Liga da Medula para ajudar na divulgação dessa linda campanha! Ah! E o Facebook deles também! ;)

 

Beijos!!! <3

Foto: Sérgio Pires

 
 
 

 


Tags post: liga da medula,ong,doação